sábado, 5 de abril de 2014

Um macho para várias femeas

Frenquentemente leio a preocupação de alguns colegas porque um dos seus reprodutores morre, foge, ou até mesmo por outra qualquer razão ficam privados de um dos seus machos. A pergunta que desde logo se impõe é: "posso utilizar um macho para duas fêmeas?".
Sim, pode até com mais do que duas fêmeas! E como proceder então? No meu caso faço o seguinte: escolho a fêmea com mais cio e junto-lhe o macho. Depois de feita a postura e assim que a fêmea estiver "agarrada" ao choco, retiro o macho e junto a outra fêmea. Em relação aos pequenos filhotes não há que ter receio visto que a canária por norma desempenha bem o seu papel de mãe em relação à alimentação e às suas outras tarefas. No entanto, aconselho todos os criadores a estarem munidos de uma seringa e respectiva papa para a eventualidade de os pais não alimentarem as suas proles. Uma ajudinha na alimentação nunca é demais!
Em 2006 com um pintassilgo, três canárias, e com dois casais de fife fancys a sevir de amas, consegui criar quarenta e seis (canassilgos) mestiços. Claro que a "seringada" três vezes ao dia fez toda a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário